terça-feira, 21 de agosto de 2012

Dieta Líquida dos primeiros 15 dias do Pós-Operatório


       

Olá pessoal!!!

A ultima vez em que escrevi para vocês, postei um questionário que ajudaria a medir o nosso conhecimento com relação a Cirurgia Bariátrica e também de tirar algumas dúvidas sobre o procedimento.

Ontem tive minha última consulta antes da cirurgia com a minha Nutricionista. Ela é super atenciosa!
Na consulta de ontem tiramos as dúvidas que eu ainda tinha sobre algumas das perguntas do questionário. Além disso foi nessa última consulta também que ela me passou a dieta que eu deveria seguir nos primeiros 15 dias do pós-operatório. Para essa consulta a Nutricionista pede para ir acompanhada, pois é sempre importante ter uma segunda pessoa com você na hora de passar instruções tão importantes quanto estas que vou descrever aqui.


DIETA PARA PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA BARIÁTRICA

QUANDO O PACIENTE CHEGAR EM CASA

Todas as refeições devem ser fracionadas em 3 a 5 vezes com intervalos de até 10 minutos

( 20 ml + 20ml + 20ml + 20 ml + 20 ml em pequenos goles )

Café da manhã ( 7:00 h)

Suco de fruta (seguir a lista) à 100ml ( Usar adoçante.....liquidificar e coar)

Colação (09:30 h)

Suco de fruta (seguir a lista) à 100 ml

Suplemento Caseical 01 medida

Almoço e jantar ( 12 horas e 18:30 horas)

Sopa de Legumes e carne branca ou vermelha ( batida no liquidificador e coada 3 x) à 100 ml

MODO DE PREPARO DA SOPA
·         TRÊS TIPOS DE LEGUMES: batata, cenoura, chuchu, beterraba, abóbora e etc...
·         UM TIPO DE FOLHA OU TALOS
·         UM TIPO DE PROTEINA ( Proteína de soja texturizada ***clara***nos três primeiros dias, 01 colher de sopa rasa).
Adicionar 02 medidas de suplemento Caseical

Obs: No 04 dia alternar a sopa com: Um dia carne vermelha e outro dia com carne branca e sempre acrescentar a proteína de soja texturizada em pequena quantidade.

ATENÇÃO! A PREPARAÇÃO DEVE SER CONSUMIDA BEM RALA, COMO ÁGUA. TODA A SOPA DEVE SER LIQUIDIFICADA E COADA ATÉ 3 VEZES EM PENEIRA DE NILON BEM FINA ( NUNCA EM PENEIRA DE PANO), NÃO SE DEVE COAR APENAS O CALDO DA SOPA.

Lanche da Tarde 15 horas

Suco de Frutas ( Seguir a lista) à 100 ml **** liquidificar e coar

Ceia 21 horas

Suco de Frutas (seguir a lista) à 100 ml ****liquidificar e coar

Adicionar 01 medida de Suplemento Caseical

NOS INTERVALOS DAS REFEIÇÕES TOMAR ÁGUA, ÁGUA DE COCO (COADA), CHÁ (ERVA DOCE, CIDREIRA, CAMOMILA, MAÇÃ, HORTELÃ), GATORADE (100 ML MANHA E TARDE)


Pessoal, é sempre bom lembrar que todo o alimento deve ser ingerido em pequenos goles e coado no mínimo 3 vezes por uma peneira de nylon. É sempre bom lembrar também que este blog é uma troca de experiências e que não sou uma profissional no assunto. Por isso toda a pessoa que forem fazer a operação é de suma importância que acompanhem seus médicos e sigam a risca quais quer recomendações.

Mais uma vez gostaria de agradecer as pessoas que estão lendo a acompanhando. Escrevam seus comentários sobre o blog e sobre oque vocês gostariam que eu abordasse aqui.