terça-feira, 31 de julho de 2012

O que é uma Cirurga Bariátrica e por que decidi fazê-la?


Olá, hoje iniciei o blog. Escrevi no primeiro post o que eu esperava com essa nova ferramenta e sinceramente, espero que seja útil tanto para mim como para qualquer outra pessoa.

Acho que é importante que antes de qualquer coisa eu possa falar sobre oque é a Cirurgia e qual a sua função.

A Cirurgia Bariátrica é um procedimento cirúrgico feito apenas em pessoas com obesidade mórbida ou que tenham doenças que compliquem seriamente a qualidade de vida ( Diabetes, Hipertensão, fatores de risco cardiovascular e outras doenças). Tem como principal finalidade a perda de peso. Esta perda de peso, é geralmente obtida através da redução do tamanho do estômago com um dispositivo médico implementado (bomba gástrica) ou através da remoção de uma porção do estômago (gastrectomia vertical ou derivação biliopancreática com duodenal switch) ou ainda através da ressecção e re-encaminhamento do pequeno intestino para uma pequena bolsa estomacal (cirurgia de bypass gástrico).

Diagram of Surgical Options. Image credit: Walter Pories, M.D. FACS.

Estudos de feitos em longo prazo mostram que os procedimentos causam perda significativa de peso, recuperando a diabetes, melhorando os fatores de risco cardiovascular e a redução da mortalidade de 23% para 40%.

A minha cirurgia será  ressecção e re-encaminhamento do pequeno intestino para uma pequena bolsa estomacal (cirurgia de bypass gástrico) que é atualmente o procedimento mais utilizado pelos cirurgiões gástricos.

Agora que já sabemos oque é a Cirurgia Bariátrica (redução de estômago) e quais as consequências deste procedimento, posso dizer a vocês o porquê de eu ter decidido fazê-la.

Tudo começou com minha amiga. Assim como eu ela sempre foi gordinha. Em Dezembro de 2010 ela fez a cirurgia. Até então era algo inalcançável. Eu já conhecia a cirurgia. Até porque a mãe dessa minha amiga já havia feito a cirurgia, mas na época em que ela fez era muito pouco acessível, e poucas pessoas já tinham feito.

Alguns meses após ter feito a cirurgia, minha amiga me incentivou a fazer e eu mesma senti muita vontade de fazer ao ver os resultados em uma pessoa tão próxima.

Então iniciei a minha maratona de médicos e relatórios.

O primeiro passo foi a minha consulta com o Cirurgião Gástrico. Ele me passou quase 35 exames para fazer e me indicou para outros 3 especialistas e cada um deles me passou outros tantos exames. Fui a diversos profissionais, entre eles um Nutricionista, um Psicólogo e uma Endocrinologista e um Cardiologista. Cada um deles tem papel fundamental para que tudo corra bem no pré e no pós-operatório.

Mas......para que serve cada um deles?!

1- O Psicólogo:

     É o profissional que vai preparar você para passar por todas as etapas do processo cirúrgico. A final você vai dormir com um estômago de 2l e acordar com um estômago de 500 ml. kkkkkkkkk
     Ele vai te ajudar a controlar sua ansiedade, seu nervosismo e assim como os demais profissionais vai te explicar boa parte do processo da cirurgia.

2- A/O Endocrinologista:

     Como todo gordinho deve ter passado a vida inteira indo a esse especialista, acho que nem preciso dizer a importância deste profissional no processo de emagrecimento e qual a função dele não é?!

3- A Nutricionista:

     É esse especialista o responsável por fazer um estudo de todas as vitaminas que vocês têm no corpo. É ela também que irá receitar a dieta de desintoxicação do pré-operatório e a dieta do pós-operatório.

Estes são os profissionais que iram te acompanhar durante muitos anos.
Bom, fico por aqui. Amanhã escreverei  sobre a dieta do pré-operatório.


Para Iniciar

Olá!

Quando resolvi iniciar esse blog, pensei em aqui, registrar todas as expectativas e os anseios da minha "nova" vida e compartilhar com pessoas, que assim como eu tanto sonharam para que um dia isso se realize. Quero dividir, com amigos, conhecidos e até mesmo desconhecidos, como será o meu dia-a-dia antes e após o procedimento. Toda esta vontade está relacionada a um procedimento cirúrgico que será um divisor de águas na minha vida. Pois é...no dia 30 de agosto estrarei na sala de cirurgia para fazer uma CIRURGIA BARIÁTRICA e tenho certeza de que a partir daí uma nova pessoa ressurgirá na minha vida. Essa pessoa... ?! EU MESMA!

Bom, me apresentando... sou Yanaiá Tainã. Sou escorpiana do dia 12 de Novembro e tenho 25 anos. E a partir daqui iniciarei com todos vocês uma grande viagem, por minhas expectativas e ansiedades relacionadas a minha Cirurgia Bariátrica. É um imenso prazer conhecer e estar aqui, escrevendo para todos vocês que de certa forma estão interessados nesse assunto.